- Área: 1200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na esquina entre Kansas e Augusto Rodin localiza-se o edifício de apartamentos Kansas 167. A proposta abriga oito apartamentos, os quais estão compartimentados em dois blocos residenciais que são divididos por um pátio principal voltado para a rua Kansas. A esquina conta com orientação sudoeste, portanto, o aproveitamento e controle da iluminação foi um tema constante por meio de todo o desenvolvimento do projeto.
O projeto conta com diferentes tipologias de apartamentos (nível único e dois ou três pavimentos), as plantas únicas são orientadas para a rua Kansas e os apartamentos duplex para a rua Augusto Rodin. A circulação principal é posicionada no centro dos dois blocos de moradias por meio de um elevador e escadas principais, os quais são finalizados com um pequeno hall voltado para o pátio principal composto por diferentes tipos de espécies silvestres.
A estrutura é formada com base em pórticos de concreto armado, os dois blocos residenciais são separados por meio de um pátio frontal e unidos por elementos de concreto armado e varandas nas quais estão posicionadas as floreiras. Com esse gesto pretende-se ambientar e contrastar a brutalidade do concreto com a vegetação. A mesma estrutura de concreto é perfurada ao longo de toda a fachada leste dando formas a vãos, maciços, balcões e floreiras, criando mosaicos muito variados que permite a iluminação e ventilação das moradias. A fachada sul do conjunto de moradias é composta por seis varandas de vinte metros de largura que unificam os dois blocos residenciais.
No interior dos apartamentos optou-se por usar os materiais de construção de forma natural: concreto, aço e madeira. Reciclar a madeira utilizada para a obra civil foi uma inquietação, aproveitando grande parte das fôrmas das paredes e lajes de concreto para pisos e escadas.